Pedagogia antroposófica

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“O ensino só pode ser vivo e luminoso se for livre.”

Rudolf Steiner

Introduzida em 1919 na Alemanha pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a pedagogia antroposófica tem como objetivo desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas.

Entendemos que a aprendizagem que privilegia apenas o intelecto dificilmente atinge o ser humano por inteiro. As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente.

Na escola antroposófica, a expressão artística, presente em todas as áreas do conhecimento, favorece e possibilita essa integração, ao expor livremente os anseios e emoções humanas. Quando a informação é elaborada no intelecto (pensar), passa pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determina uma vontade (agir), ela se transforma em conhecimento. Pensar, sentir e agir, integrados, abrem o caminho da aprendizagem plena, e que oferece a cada indivíduo a possibilidade de construir seu pensamento, de conhecer mais de perto seus sentimentos, se integrar ao universo, e assim, fortalecer sua ética, para escolhas que tragam sentido à sua vida.

Saiba mais sobre a Pedagogia Antroposófica na página O que é.

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