Sobre nós

“A liberdade individual é a maior riqueza do homem.”

Rudolf Steiner

Quando o sonho de Areté nasceu, além do enorme desejo de criar uma escola antroposófica na Vila Madalena, nasceu também a vontade da construção de uma comunidade viva e pulsante ao redor desse propósito.

Hoje temos uma comunidade que toma nas mãos a escola, que a sente como sua, sendo convidada a levá-la ao futuro, encontrando nessa caminhada a educação e o ser humano como os elementos que nos colocam em diálogo com a sociedade e com o mundo, numa busca constante de aprendizado e evolução, pessoal e coletiva.
Aliada a essa busca,  nossa comunidade tem como compromisso maior proporcionar às crianças o melhor ambiente para seu desenvolvimento,  em seu tempo, com seu ritmo, e a partir de suas potencialidades, para que se tornem indivíduos autônomos e capazes de escolher seu próprio caminho com alegria e liberdade.


Aqui, todos somos coresponsáveis pelas escolhas e pelo caminho a ser percorrido. Cabe a nós ampliarmos nossa consciência e sermos capazes de criar uma rede de sustetação de nossos próprios interesses. Não haverá alguém que cuidará dos nossos desafios e questões. Seremos nós mesmos a encará-los. E é justamente esse exercício e compromisso em ação que nos leva para o caminho da liberdade.

Se você não havia entendido o por quê da palavra LIVRE no nome de nossa escola, aí está o sentido. E é esse o maior exemplo e legado que queremos deixar para nossas crianças e para a sociedade do agora e do amanhã, que será construída nas pegadas dos seres que estão a se desenvolver em Areté.


Sonhamos e trabalhamos, dia após dia, por uma escola:

:: que tem a Antroposofia como fundamento;
:: que se relaciona com o tempo, respeitando os ritmos e cadências dos indivíduos e da vida;
:: que proporciona uma vivência comunitária, convidando a família a ser parte do processo;
:: que se relaciona com a terra em que vive, o Brasil;
:: que valoriza o fazer das mãos, os saberes concretos do cotidiano;
:: aberta ao diálogo e ao desafio do respeito à diversidade e ao exercício da liberdade.

Em tupi guarani, Areté significa dia festivo. E em grego, significa excelência, virtude, o ato do indivíduo viver no seu mais pleno potencial! Uma mesma palavra de duas culturas, raízes do nosso povo, carregando significados tão expressivos para nós. Afinal, é exatamente assim que desejamos nossa escola: alegre e virtuosa na arte de educar para que cada indivíduo seja, em sua singularidade e diversidade, aquilo que desejar.


A Escola Livre Areté funciona hoje com:

:: ensino infantil (manhã e tarde)

:: 1º  e 2º anos do ensino fundamental (manhã)

Areté tem sua morada em uma casa com lindo jardim, chão de terra, árvores diversas, na Rua Natingui, 508 – Vila Madalena.
Em seu entorno está o Parque Linear das Corujas, que promove uma vivência com nossa cidade muito rica e inspiradora, também parte do nosso sonho de uma escola antroposófica urbana.

Sejam muito bem-vindos à Escola Livre Areté!

Para saber mais sobre a história de Areté e da Associação Aicó, acesse a página Nosso Caminho.