Espaço Físico

  • Balanço #1 • Comissão de Captação | agosto 2018

    Um sonho que não para

    Todos vocês sabem. Muitos fazem parte desde antes do começo, outros tantos foram se juntando à comunidade ao longo desses anos e já vivenciam a construção coletiva de um sonho: Areté nasceu, vive e cresce! Mas, mesmo com tanto já realizado, há mais para fazer: crescer os espaços de apoio ao ensino fundamental para que mais crianças e famílias possam participar.

    e, para crescer, Areté precisa de recursos, materiais e imateriais. O lindo de tudo isso é que nossa construção é coletiva, portanto, você pode construir junto.

    Venha conosco, venha sonhar e realizar!

    Abaixo um resumo do que já fizemos e o que planejamos fazer nos próximos meses. Se preferir, clique AQUI para baixar nosso minifolder onde está tudo explicadinho, e que você pode mandar para seus familiares ou amigos.

     

    Doações financeiras das famílias

    Ano passado, estivemos presentes nas reuniões de classe e convidamos todos a doar valores para a escola via boletos bancários extramensalidade. As doações podem ser pontuais ou mensais e o caminho é simples: enviar um e-mail para captacao.arete@gmail.com e informar qual o valor quer doar e por quanto tempo. A secretaria emite boleto adicional, que chega junto com a mensalidade, e a família faz o pagamento.  Além de angariar recursos financeiros destinados ao crescimento dos espaços físicos da escola, mobilizamos a comunidade em torno desta construção coletiva, deixando-a mais próxima de todos nós.

    E olha que bacana, até o momento, foram arrecadados + de R$ 103.000, além de uma imensidão de horas voluntárias de nossa comunidade!

     E mais, este movimento trouxe desdobramentos como as ações de pais e mães da escola no bazar de natal 2017, convidando todos a doar além dos produtos adquiridos, comprando “tijolinhos”!

     

    Reuniões individuais com os pais/mães da comunidade

    Tendo iniciado pela turma do 3o ano de 2017, conversamos separadamente com várias famílias e seguiremos com esta ação até chegar em todas aquelas que estiverem dispostas a nos encontrar. Esta conversa pretende conhecer mais intimamente nossa comunidade, percebendo como a questão da construção da escola ressoa em cada um.

    Aproveitamos este espaço para esclarecer dúvidas sobre a gestão da escola, dar mais detalhes quanto aos desafios do crescimento e apresentar o processo de trabalho da comissão de captação. Os resultados se fizeram sentir já nas primeiras conversas: recebemos ideias para projetos que podem acontecer na comunidade, alguns já em amadurecimento. Mas o mais importante foi sentir que as famílias se aproximaram mais deste desafio do crescimento, que é de todos nós! Aos poucos entraremos em contato com todos!

     

    Ações de 2018

    Neste ano de 2018, seguimos retomando o tema nas reuniões pedagógicas e apresentando a possibilidade de doações extramensalidade. As reuniões individuais também recomeçaram em abril. Mas temos outra novidade: este ano, a escola convidará todos para assinar o contrato de prestação de serviços e, nesta ocasião, as famílias poderão optar por pagar valores diferencidos de mensalidade, além do valor básico, que vigora neste ano letivo. Este contrato chegará pelo correio a cada família, junto com uma carta explicativa.

    Outras ações estão no forno e, quando estiverem prontas para vir ao mundo, contaremos a todos vocês! Todas as ideias são bem-vindas, e muitas delas como lojinha, mural, projetos especiais, tijolinho no bazar, crowdfunding, etc. etc. estão sendo avaliadas, estudadas e modeladas pela comissão. Mande suas ideias, sugestões e críticas, e participe conosco dessa construção!

     

    Orquestra infantil Areté

    Neste ano aprovamos o projeto da orquestra infantil com 30 integrantes de 10 a 11 anos e 12 a 13 anos. A proposta inclui aulas de iniciação musical, harmonia, percepção rítmica e de instrumentos de cordas como violino, viola, violoncelo, entre outros, que serão ministrados gratuitamente a fim de ampliar o acesso à musica instrumental e de orquestra. A orquestra será composta por 1 maestro, 30 crianças, 1 pianista e 1 contrabaixista. Dessas 30 vagas, e com o intuito de viabilizar a permanência de crianças de baixa renda no projeto, serão ofertadas 15 bolsas-auxílio no valor de R$ 600,00 pelo período de ensaios (4 meses) e de temporada (3 apresentações no período de 1 mês). O projeto foi aprovado no PROAC (lei de incentivo fiscal via icms) e estamos em fase de captação dos recursos.

    Se você tem uma empresa que pode se beneficiar da isenção ou conhece alguém que tenha, envie um email – captacao.arete@gmail.com –  para que possamos contatar e conversar sobre o projeto.

    A proposta do projeto é construir o conhecimento musical por meio da vivência e exploração prática, antes da introdução teórica dos conceitos musicais. O principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando o interesse e contribuindo para a formação integral do ser humano.

    Muito obrigada!

    Comissão de Captação

    captacao.arete@gmail.com

     

     

     

     

  • Semeando às margens do Córrego das Corujas

    Desde 2017, nossa comunidade tem acesso a um terreno vazio na Rua Natingui para atividades pedagógicas que envolvam o contato direto com a natureza, ainda que em sua forma urbana.

    Situados como estamos às margens do córrego das Corujas [1], corpo d’água que é contribuinte do Rio Pinheiros, pensamos que estas atividades precisam se relacionar de forma harmoniosa com este território, criado pela natureza com suas águas e geologia, intensamente transformado pelo Homem.

    As primeiras atividades ali foram a de limpeza do local, terreno de pouco mais de 1.000m2, mas com muitos metros cúbicos de entulho… Os vizinhos logo notaram a nossa presença, já que a ação afastou ratos, baratas, escorpiões e outros indivíduos não tão bem vindos!

    Ainda em 2017, realizamos um mutirão para plantio de flores como lavandas, grama amendoim e lantanas, pintura dos muros, limpeza do mato entre o terreno e o córrego, enfim, deixar o local mais adequado para receber as atividades das crianças. Foi um dia de muito trabalho e alegria, com um gostoso lanche comunitário para celebrar.  Logo a classe do 3o. ano, com apoio do Cézar e do Germano, iniciou a horta e o plantio do trigo, culminando com a confecção de um forno para assar o pão feito com a farinha produzida pelas crianças! Quando as plantas começaram a crescer, borboletas, joaninhas e diferentes tipos de abelhas vieram habitar o ecossistema que começou a se regenerar. É emocionante vivenciar como a natureza se auto regula assim que lhe damos alguma chance…


     

     

     

     

     

     

    Agora, em 2018, retomamos o cuidado com a horta, já que outro 3o. ano veio com muita vontade de colocar a mão na terra! Por isso, desde o final de abril, convidamos pais e mães que queiram ajudar a carpir, limpar, cuidar dos novos canteiros. No dia 05 muitos vieram trabalhar nesse chão, que agora está pronto para receber a nova horta. Assim como a do ano passado, seguimos os princípios holísticos dos sistemas agroflorestais sucessionais[2] e da agroecologia [3], explorando um novo movimento para o plantio dando ao canteiro a forma de uma espiral. Conseguimos doação de mudas orgânicas e de insumos para esta fase da horta. O mutirão é um momento gratificante, em que todos trabalham para um objetivo comum, experiência que nos une e nos nutre em múltiplos sentidos.

     

     

     

     

     
    Pensamos em outras ações futuras para trazer ainda mais vida para o terreno. Junto com a comunidade, queremos cuidar agora dos fundos, lá pertinho do rio, revitalizando aquele espaço. Planejamos ainda a construção de um viveiro de mudas para multiplicar as conquistas do plantio comunitário e espalhar mais sementes por aí! E, pra fechar este semestre, as crianças plantarão o trigo ao final de junho, reverenciando este cereal ancestral, um dos alimentos fundamentais da humanidade.

     

     

     

     

     

     

     

    Vamos precisar de muita ajuda de todos, pois as plantas dependem do nosso acompanhamento constante e regas frequentes, sobretudo nos meses de estiagem. E nossos sonhos para esta várzea de rio são imensos! Quem vem com a gente?
    Com gratidão,

    Comissão de Meio Ambiente

    arete-ambiente@googlegroups.com

  • Projeto Acervo Musical

    Doe instrumentos para a nossa escola. Pode ser novo ou usado (em bom estado).

    A área de música quer ampliar seu acervo de instrumentos para que o contato das crianças com o mundo da música se amplie provido de qualidade! Convidamos todos a serem parceiros e doarem algum instrumento da lista abaixo. Entre em contato com a secretaria para maiores informações, pelo telefone 3032-2942 ou email secretaria.arete@gmail.com. Nossos pequenos músicos agradecem!

    Xilofone soprano diatônico

    Xilofone contralto diatônico

    Xilofone baixo diatônico

    Metalofone diatônico

    Apito de pássaros

    Flauta doce contralto barroca

    Kit de Tambores

    Ocean Drum

    Caixa do Divino

    Alfaia

    Pau-de-chuva

    Címbalo Tibetano

    1 par de caxixis grandes

    Agogô de coco

    Dúvidas: 3032-2942 ou secretaria.arete@gmail.com

  • Balanço do Arte Areté 2018

     

    Querida comunidade,

    depois de vivermos uma tarde tão mágica e gostosa no Arte Areté, passamos por aqui para agradecer a todos que se envolveram de alguma forma, tenha sido com a mão na massa, com a presença, se apresentando, tocando, dançando ou ralando muita mandioca!
    E também para compartilhar o balanço do nosso encontro. Além de ter proporcionado tantas experiências boas ao redor de alguns fios da nossa cultura brasileira, ele também gerou energia concreta, financeira, para seguirmos na construção da nossa escola.

    Clique aqui para ver as fotos do Arte Areté!

    E clique aqui para ver o balanço do Arte Areté, e também do Virada Areté 2017, um encontro cultural que a Comissão de Encontros realiza no segundo semestre do ano.

     

  • Balanço da Festa Junina 2016

    Querida comunidade,

    partilhamos aqui o balanço da Festa Junina 2016, feito a partir da colheita de feed backs com a comunidade e da avaliação da comissão sobre o trabalho realizado.
    A apresentação serve como registro de tudo o que foi organizado, as diversas definições, atividades, equipes de trabalho, valores, número de pessoas presentes e balanço financeiro da festa.

    Esperamos que este documento possa nos ajudar nas festas futuras, para que sejam sempre um alimento para as crianças e famílias, e um momento de convívio cada vez mais gostoso!

    Clique AQUI para visualizar!

    Caso deseje entrar em contato conosco, ou fazer parte da comissão, escreva para: aretejunina@googlegroups.com